SINDICAL

No Brasil, os sindicatos são atores sociais que reivindicam e organizam a classe trabalhadora no contexto de uma democracia representativa e também participativa, como previsto na Constituição Federal de 1988.

Nas últimas décadas, o Movimento Sindical brasileiro, além da organização e defesa dos direitos da classe trabalhadora, tem exercido um importante papel na vida política nacional.

Uma das principais atribuições das entidades sindicais é a prática de negociações coletivas, que asseguram aos trabalhadores por elas representados a possibilidade de ampliar direitos garantidos por lei e adquirir novas conquistas.

Na atualidade, diante do contexto trazido pela Pandemia Covid-19, os sindicatos têm buscado minimizar as perdas diante das reduções de jornada e salário e tentado coibir as demissões em massa.
O corpo jurídico dentro da instituição é carro chefe para auxiliar nas tratativas negociais junto às empresas, sejam nas negociações de campanhas salariais, dissídios coletivos ou acordos coletivos.

Ainda, ressaltamos que a prestação de serviços Jurídicos entre os Sindicatos e seus Associados vem reforçar a Função Social Sindical, legalmente e socialmente reconhecida por sua extrema importância, possibilitando aos trabalhadores consultar individualmente suas questões, sejam na esfera trabalhista ou previdenciária.

Os serviços são direcionados a fim de identificar as demandas jurídicas dos trabalhadores, planejando seu futuro e se adaptando a um mundo em transformação.

2 comentários em “SINDICAL”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.